8º mês, Cheshvan, mês que aponta para a volta do Messias.

8º mês, Cheshvan, mês que aponta para a volta do Messias.

Estamos no oitavo mês do calendário judaico, o mês de Cheshvan, que também é chamado de chôdesh bul, da palavra mabul “o dilúvio”. O dilúvio começou no dia 17 de Cheshvan e terminou no ano seguinte, no dia 27 de Cheshvan do ano 601 a.C. (Gn 8.13). No dia seguinte, Noé ofereceu um sacrifício a Deus e Deus prometeu jamais enviar um dilúvio sobre a terra novamente para destruir toda a humanidade, e então fez uma aliança com Noé revelando um sinal no céu e o Seu pacto com o mundo, o arco.

Cheshvan é o único mês que não possui dias festivos ou mitsvot especiais. Aprendemos que este mês “está reservado” para o tempo de Mashiach, que inaugurará o Terceiro Templo. Aqui está a senha escatológica; entendendo que Tishrei é o 7º mês, onde acontece as 3 festas mais importantes do calendário judaico, inclusive com o toque das trombetas (Yom Teruah), logo no primeiro dia de Rosh Hashaná, podemos visualizar o seguinte:

  1. 7º mês – 7 é o número perfeito.
  2. 7º mês – é o 1º mês do calendário civil. Jesus sempre é o primeiro.
  3. Trombetas – O Senhor Jesus virá buscar a sua igreja no ressoar da trombeta (1Ts 4.16)
  4. Sucot – A festa é comemorada no 15º dia do mês e foi nesta Festa que Jesus aparece secretamente em Jerusalém (João 7.10).
  5. Ele aparecerá nas nuvens secretamente e descerá dos céus para o encontro com a igreja (arrebatamento) 1Ts 4.16. Isso será de repente: num momento, num abrir e fechar de olhos (rapto), ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”. 1Coríntios 15.52.
  6. O 8º mês, é o mês de Cheshvan, será este o mês que Jesus porá ordem na casa e derrotará o anticristo que estará assentado no Templo de Jerusalém? Será este mês, o mês do inicio do Milênio?
  7. Cheshvan também é o mês do juízo de Deus sobre a humanidade, foi assim com o dilúvio.

Segundo o Sêfer Yetzirah, cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, e para este mês é a letra nun. Nun é considerada como sendo a letra de Mashiach, como radical do verbo, nun significa “reinar”. Como substantivo, significa “o herdeiro do trono”. O oitavo mês é o mês de Mashiach, pois oito significa a eterna revelação do sobrenatural (o estado consumado de natureza retificada é o segredo do número sete). Como a “harpa” deste mundo possui sete cordas, a harpa de Mashiach possui oito cordas. Neste mundo, o nun está curvado, confinado pelos limites da natureza. Com a vinda de Mashiach, o nun “se endireita” (o formato do nun final), rompe os limites da natureza e desce “abaixo da linha” até os reinos subterrâneos da realidade a fim de ali revelar a a luz infinita e abrangente de Deus.

 

Reginaldo Faria
Teólogo e Mestre

 

Avatar

FIT

FACULDADE INTEGRADA DE TEOLOGIA