Shaná Tová para o ano 5.782, um ano de Shemitá!

Shaná Tová para o ano 5.782, um ano de Shemitá!

Hoje 07/09/2021 comemoramos 199 anos de independência da Coroa de Portugal, que foi promulgada por um grito de liberdade dado pelo 1º Imperador do Brasil, Dom Pedro I em 07/09/1822, às margens do rio Ipiranga em São Paulo. Coincidentemente este 07 de setembro bate com o 1º dia de Tishrei do ano novo 5.782 do calendário judaico.

Vale lembrar que este Rosh Hashaná, que começou às 18 horas de ontem (06/09/2021) é muito especial, porque ele é seguido do SHEMITAH “ano sabático” que fecha um ciclo de 6 anos de trabalhos, conforme diz o texto sagrado de Devarim (Deuteronômio 15.1-2) “Ao fim dos sete anos farás remissão (shemitá). Este, pois, é o modo da remissão (shemitá): todo o credor remitirá o que emprestou ao seu próximo; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a remissão (shemitá) do Senhor é apregoada”.

A palavra Shemitá significa literalmente libertação, também chamado de ano sabático ou remissão da terra. Parte da observância de Shemitá inclui o perdão de empréstimos.

  • Neste ano de Shemitá, conforme diz o texto sagrado, a terra tinha que ficar livre, depois de um ciclo de 6 anos de trabalho, porque o 7º ano era dedicado a Deus. 
  • A terra é do Senhor, porque tudo é d’Ele.
  • Somos apenas mordomos que administram esta terra.
  • Era a Lei da Semeadura na prática. Comemos do fruto, mas a semente volta para a terra.
  • É ano de semear mais no Reino.
  • O sétimo ano, era o ano do descanso e da restituição (Êxodo 23.10-11).
  • O ano do cancelamento de todas as pendências da terra. 
  • Durante o ano de Shemitá o povo tinha que se voltar para Deus.
  • Shemitá é um ano de arrependimento para ter mais intimidade com o Senhor.
  • É um ano para quebrar os anseios da alma e os apelos diários do coração.
  • Ano de excluir o egoísmo e se doar mais para Deus.
  • É o ano de aquebrantamento e arrependimento.

Shemitá é um ano de reflexão total, apesar de não ser mais lembrando nos dias de hoje, mesmo assim, o seu valor transmite uma verdade clara de Deus acerca da restituição. 

Shemitá aponta para:

  1. O ano do descanso.
  2. O ano da remissão.
  3. O ano de restituição
  4. O ano do retorno
  5. O ano do cancelamento dos débitos e perdão das dívidas.
  6. O ano da suspensão, onde o devedor estará liberado do seu credor.
  7. O ano de juízo de Deus sobre a terra.

O item 7 nos chama atenção, porque todo ano de Shemitá alguma coisa acontece. O juízo de Deus é derramado sobre a terra para fazer shemitá (remissão) dos pecados e atrocidades praticados pela raça humana.

Vamos lembrar dos acontecimentos dos últimos 3 Shemitás:

  1. 2001 – Em 11 de setembro as torres gêmeas dos EUA (WTC) foram derrubadas.
  2. 2008 – A maior queda da bolsa de valores da história das finanças, interessante que foram 777 pontos negativos. Gerou um prejuízo de mais 70 bilhões de dólares.
  3. 2015 – Foi o ano mais quente desde 1880. Vários atentados terroristas aconteceram na França. Foi o pior ataque à França desde a segunda guerra mundial, além de vários eventos de horror do Estado Islâmico. Também houve dois eventos das tétradas solares em 2015. As tétradas é um tipo de sinal de julgamento para as nações. A próxima sessão de tétradas só acontecerá em 2032-2033.
  4. 2021 – Entre 2021/2022, como vai ser este Shemitá?

Não gere qualquer expectativa, guarde a sua fé, põe a sua barba de molho, e já neste 1º dia do Rosh Hashaná seguido do shemitá e do feriado da independência, dê o seu GRITO de liberdade, toque a SUA TROMBETA para ruir as muralhas, porque este é o mês do toque da trombeta (teruá), entre de cabeça na estação de teshuvá (arrependimento), faça expiação dos seus pecados pelos 10 dias de yom kipur (dia da reconciliação), e mantenha a sua vida em ordem durante o ano de Shemitá.

Tivemos o ano todo para nos preocuparmos com dinheiro, fama, sucesso, estudos, pandemia e outras coisas mais, agora porém, é hora de reclusão, de gastarmos tempo no secreto; de agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito em nossas vidas e pelo livramento que Ele já tem nos dado. É um ano de arrependimento, de vivermos uma vida no individual, de reflexão e meditação na Palavra de Deus.

Shaná Tová!

Reginaldo Faria
Teólogo e Mestre

Avatar

FIT

FACULDADE INTEGRADA DE TEOLOGIA