1ª hashtag (#) “fique em casa” está registrado na Bíblia
A 1ª hashtag (#) “fique em casa” foi registrado na Bíblia, no livro de Josué capítulo 2 versos 18 e 19, quando os agentes secretos de Israel foram enviados para investigar a cidade de Jericó situada no vale do Rio Jordão, que hoje fica na Cisjordânia, cidade palestina e que é considerada a cidade mais antiga do mundo.
A cidade de Jericó na época do ÊXODO era uma cidade totalmente fortificada, toda murada e protegida contra os seus inimigos. Dentre tantas outras, Deus deu Jericó como a 1ª cidade a ser conquistada, para que o povo hebreu liderado pelo General Josué a dominasse por completa. Interessante que a cidade foi dada por Deus, e por isso Ele se comprometeu em derrubar milagrosamente as suas muralhas, facilitando assim a entrada dos judeus, no entanto, tirar as pessoas do meio do caminho, não era obrigação d’Ele, esta tarefa era do povo hebreu.
Os agentes secretos enviados à Jericó se hospedaram na casa de uma prostituta chamada Raabe, porque ela tinha uma espécie de hospedaria naquela cidade. Ela descobrindo que aqueles homens eram estrangeiros, logo percebeu que se tratava do povo de Israel; então disse a eles: Temos ouvido acerca do Deus de vocês, dos feitos extraordinários que Ele fez com vocês na travessia do Mar Vermelho e das inúmeras vitórias que vocês tiveram no deserto. Com isso, todos nós ficamos apavorados, atônitos e perplexos, a ponto de desmaiar os nossos corações, e sabemos também que este mesmo Deus, deu a vocês a nossa cidade. Estamos desesperados! Josué 2.9-11
Então, inteligentemente ela escondeu os espias no telhado da sua casa para que não fossem mortos pelo Rei de Jericó, e negociou com eles o seguinte: quando vocês vierem destruir Jericó e tomar posse dela, lembrem-se de mim e da minha família; e me prometa que nos salvará desta destruição. Eles porém, estabeleceram uma condição para que ela e a sua família fossem salvas da destruição: Fiquem todos em casa!
Quando entrarmos na terra, deixe este cordão vermelho (tipifica o sangue de Jesus) pendurado na janela por onde você nos ajudou a descer. Todos os membros de sua família — pai, mãe, irmãos e todos os seus parentes — devem estar dentro desta casa. Josué 2.18 NVT.
O que eu aprendo com esta mulher em primeiro lugar é, o reconhecimento que ela tem do poder de Deus. Segundo: a obediência dela para uma palavra decretada. Terceiro: a manifestação de uma fé sobrenatural, mesmo sem ter tido nenhum contato direto com Deus.
Ela viu uma oportunidade de sair daquela vida e a agarrou com unhas e dentes. Ela percebeu que aqueles homens eram diferentes, além de emissários, eles também eram servos do Deus Altíssimo; por isso ela arriscou a própria vida ao escondê-los.
Ela sacrificou tudo o que tinha, manteve a fé ficando dentro de casa, mesmo acontecendo um terremoto do lado de fora.
Pasmem vocês, que Raabe foi mais crente do que Acã, um dos capitães do Exército de Josué (capítulo 7), que viu com os seus próprios olhos, todos os feitos extraordinários de Deus no deserto, e mesmo assim roubou dos despojos de Jericó, que tinha sido proibido por Deus, e pior, os escondeu debaixo da sua própria tenda, trazendo maldição e derrota para todo o povo de Israel.
Há pessoas dentro do arraial da Igreja, que já viveu e já viu de tudo, mas ainda assim cometem atrocidades as escondidas que comprometem toda a sua família e até mesmo a Igreja, porque foi isso que aconteceu com a família de Acã naquele dia, pagou um preço de morte pelo seu pecado.
REFLEXÃO: Você tem sido Raabe ou Acã no seu dia a dia?
Reginaldo Faria
Teólogo e Mestre