Mês Judaico – ELUL (09/08/2021 à 06/09/2021)
Características deste mês:
Este mês é o mês em que o Rei está no campo. Aproximar-se d’Ele e permitir que o Seu semblante resplandeça sobre você é o grande segredo. Mês de consertar o que tem sido ou o que foi quebrado. É o mês de encontrar o seu lugar na companhia do Senhor.
Conta a parábola que uma vez por ano, um rei muito poderoso deixa seu palácio, seus guardas, seu luxo e vai até o campo para encontrar seus súditos.
No campo, as pessoas podem perguntar o que quiserem ao rei. Não precisam esperar em longas filas, passar por revistas de segurança, ser anunciados com cerimônia. Podem falar com ele sem hesitação.
No entanto, uma vez que o rei tenha retornado a seu palácio, os súditos terão novamente de passar por todos os tipos de protocolo para encontrá-lo. Portanto, obviamente, seus súditos aproveitam a oportunidade ao máximo.
A letra do alfabeto correspondente:
YUD – Estabeleceu a misericórdia vinda pela mão de Deus.
O YUD é a primeira letra do tetragrama YHWH, o nome essencial de D’us.
A palavra YUD significa “mão”.
Tribo:
Tribo de Gade, Gade significa acampamento, boa sorte. Gade foi o 7º filho de Yaacov a nascer.
Outras informações do mês:
Elul é o sexto mês do calendário judaico.
Elul é chamado “mês do arrependimento”, “da misericórdia” e “do perdão”. Elul segue os dois meses anteriores de Tamuz e Av, os meses dos dois grandes pecados de Israel, o pecado do bezerro de ouro e o pecado dos espiões.
Elul é tradicionalmente uma época de introspecção e inventário, é um tempo para rever as próprias ações e o progresso espiritual do ano que passou, e de se preparar para os “Dias de Reverência” de Rosh Hashaná e Yom Kipur.
Este é um mês de trabalho e assistência espiritual, de organização e de gestão.
Curiosidades de ELUL:
As quatro letras do nome Elul são um acrônimo para as letras iniciais da frase em Shir Hashirim (Cântico dos Cânticos 6.3): “Sou do meu amado e meu amado é meu.”
Mensagem do mês de ELUL:
Deus está especialmente acessível a você durante o mês de Elul. Você não precisa subir aos céus para ter a Sua atenção ou seguir algum protocolo religioso. Este é o tempo em que Deus vem para o seu campo (onde você mora), e se tornar acessível. Ele vai te surpreender com Sua presença, então fique atento.
Ele pode manifestar-se em seu ambiente de trabalho, na sua sala de aula, no seu escritório ou na sua oficina, porque claramente é o desejo d’Ele Se encontrar com você no cotidiano da sua vida.
Os judeus chamam isso de “o mês do buraco da agulha”. Dê a Deus o buraco da agulha da sua vida. Dê um lugar para Ele; mesmo que seja um pequeno espaço, mas que seja totalmente d’Ele. Então, Ele poderá derramar sobre você o Seu amor, Sua lealdade e fidelidade.
Mensagem profética extraído do site: https://www.renovamente.com.br/
por Reginaldo Faria
Mestre e Teólogo