Coragem é uma tomada de decisão!
Logo após a morte de Moisés, Josué (o seu primeiro imediato) foi encorajado por Deus a continuar na jornada do êxodo e não olhar para trás (Josué 1.1-2). Josué ficou desanimado e muito triste com a morte do seu líder. Para ele, tudo tinha acabado e não tinha mais motivo para continuar com a missão. Assim também acontece com a gente, que depois de perdemos algo, um emprego, por exemplo, um líder, um bem valioso, um beneficio, um ente querido, uma promoção, um dinheiro ou um grande amor; preferimos chorar, desistir, esquecer, e até encerrar a carreira, porque é mais fácil! Mas se temos uma tarefa que nos foi dada, não podemos olhar para os obstáculos da vida e não podemos parar, temos que continuar, custe o custar.
Deus disse a Josué: Moisés, meu servo está morto! É como se Ele estivesse falando: e daí? A vida continua, a carreira segue, a missão deve ser completada e terminada.
Então Deus resolveu animar Josué, dizendo: Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. (Josué 1.5)
É assim que Deus trabalha, mesmo quando não somos lembrados por ninguém, Ele está conosco, porque Ele precisa que terminemos o projeto.
Ele também disse: “Seja forte e corajoso”, esta máxima foi enfatizada pelo menos umas três vezes durante a narração do texto, isso demonstra que em sua carreira, Josué iria precisar de força e coragem para enfrentar as intempéries da vida.
CORAGEM
- Coragem é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza e a intimidação.
- Uma pessoa corajosa, é uma pessoa que mesmo com medo, faz o que tem que ser feito.
- O homem sem temeridade se motiva a ir mais longe.
- A coragem enfrenta os desafios com confiança sem se preocupar com o pior.
- O medo pode ser constante, mas o impulso de vencer te leva para o próximo nível.
- Coragem é o que te motiva a continuar lutando e enfrentando os problemas.
- Coragem é a força positiva para combater os momentos tenebrosos da vida.
Platão correlaciona coragem, razão e dor.
A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. É ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor.
A primeira qualidade do caminho espiritual é a coragem. O mundo parece ameaçador e perigoso para os covardes. Eles procuram a segurança mentirosa de uma vida sem grandes desafios, e armam-se até os dentes para defender aquilo que julgam possuir. Os covardes acabam construindo as grades da sua própria prisão, porque nunca se arriscam.
Duas coisas contrárias à coragem: Calar-se quando é preciso falar e falar quando é preciso calar-se.
É interessante observar que a coragem surge quando decidimos enfrentar o que mais tememos…
Reginaldo Faria
Pastor e Mestre