Perseverança a identidade do vencedor

Perseverança a identidade do vencedor

Texto devocional de Marcos 10.46-52

Bartimeu era um cego da cidade de Jericó e tinha todos os motivos para desistir da vida, porque vivia dentro de uma sociedade preconceituosa que o discriminava por conta da sua doença. É visível no texto de Marcos 10.48, que ele não tinha nenhum tipo de crédito com as pessoas daquele lugar: Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca”.

Interessante observar que quando Jesus chegou na cidade acompanhado dos seus discípulos e da multidão, houve um grande alvoroço. Bartimeu ouviu a agitação das pessoas e perguntou o que estava acontecendo, e alguém disse a ele, que Jesus estava entrando na cidade. Ele pensou: chegou a minha oportunidade. Imediatamente começou a gritar e chamar por Jesus:  “Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!”. As pessoas o recriminaram por este ato, mas ele não se intimidou e continuou a gritar por Jesus.

Lição nº 1 – Não desista do seu objetivo

Bartimeu é um tipo de pessoa que não desistiu fácil do seu objetivo. Ele perseverou no seu propósito, mesmo Jesus não dando atenção a ele, no primeiro momento. A Bíblia diz que Jesus continuou andando enquanto ele gritava. Isso implica dizer, que Jesus continuou andando para ver o nível de perseverança do pobre cego.

Lição nº 2 – Não fique preocupado com os outros

Ele não ficou preocupado com o que os outros estavam pensando dele, se ele estava incomodando, atrapalhando ou perturbando aquelas pessoas que queriam ver Jesus a todo custo. Ele simplesmente focou no seu problema e encarou a realidade. Ele sabia que era a sua grande oportunidade, e oportunidade não se perde, ainda mais quando Jesus está por perto.

Às vezes ficamos preocupados com o que as pessoas pensam sobre nós. Sobre o nosso estilo de vida, sobre a nossa maneira de vestir, sobre a nossa fé, sobre a nossa fala ou até mesmo de como lidamos com algum tipo de situação semelhante a de Bartimeu. Isso gera uma insatisfação dentro de nós, a ponto de nos excluir de coisas que gostamos. Outros por sua vez, vão à rede social para postar aquilo que não são, como ato de preenchimento deste vazio que vivem.

Lição nº 3 – Não olhe para sua condição de hoje, olhe para o alvo

Bartimeu tinha tudo para pensar assim e se excluir de tudo e todos, porque a sua condição era deplorável: cego, pobre, debilitado, limitado e vivia de esmolas num lugar sujo, fedido e encardido. Jericó era uma cidade, como se fosse um lixão dos dias de hoje, onde as pessoas procuram por algo de valor em troca de algum tipo de alimento.

Mas ao contrário de muitos, ele perseverou até o fim e alcançou o seu objetivo: “Então Jesus parou e disse: Chamem o cego e perguntou a ele: O que é que você quer que eu faça? 

Conclusão

É o seu nível de perseverança que vai te colocar em frente de Jesus. É a constância nos seus objetivos, que gera uma identidade de vencedor.

Reginaldo Faria
Pastor e Mestre

 

Avatar

FIT

FACULDADE INTEGRADA DE TEOLOGIA