Se esconder na caverna é a saída mais fácil

Se esconder na caverna é a saída mais fácil

Juízes capítulo 6

“Os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas…”

O povo de Israel pecou contra Deus e pagaram um preço alto pelos os seus erros, tendo que enfrentar os saques e roubos dos ladrões midianitas. E para piorar, Israel ficou sob domínio deles por longos 7 anos.

A primeira reação do ser humano quando está acuado numa situação como esta, é se esconder por trás do problema, assim como foi com o primeiro casal no Jardim do Éden, que se esconderam diante do Eterno, quando perceberam a besteira que tinham feito.

Deus não fez o homem para se enfiar em buracos, cavernas e fortalezas obscuras, mas parece que é a saída mais fácil, diante de um problema.

Você está habitando em cavernas?

Quantos nos dias de hoje estão nesta mesma situação, se escondendo em seus quartos escuros, sem querer sair de casa, por conta do medo e pavor de encarar de frente o obstáculo.

Tem gente se escondendo por trás do ódio, da raiva, covid19, traumas, vícios, adultério, prostituição, pornografias, depressão, dívidas, agiotas, oficial de justiça, mau relacionamento, insucesso na vida profissional e vivem uma vida solitária a ponto de desejar a própria morte; se enfiam em buracos profundos, escuros que parece não ter fim. São pessoas  hibernadas, desanimadas, sem enxergar sequer um novo horizonte para a sua vida. Não sabem para onde vão e nem o que fazer, por isso não fazem nada para mudar.

O que tem na caverna?

Tudo isso é uma situação humilhante para o cristão, e Deus não fez o homem par viver escondido em buracos. Como pode uma pessoa de Deus cavar um buraco para se enfiar e ter uma “caverna confortável” diante do problema? Isso parece ser um abrigo imediato, cômodo e a alternativa mais fácil, mas não é o que Deus tem para você, porque quem vive em buracos e cavernas, são  bichos, escorpiões, ratos, baratas, cobras, aranhas, morcegos e insetos insignificantes.

Elias foi um grande profeta do antigo testamento e também se escondeu numa caverna com medo da rainha Jezabel (1Reis 19.13-14),  e com autocomiseração chorava pelos cantos dizendo para si mesmo que não podia mais continuar  com a sua missão, que era profetizar e confrontar os pecados cometidos pela realeza. Ele pensava que tudo isso era uma utopia, porque Jezabel havia se tornado mais forte do que ele, e queria matá-lo. Então Deus entrou em cena e disse para ele que 7 mil pessoas em Israel não pecaram porque ouviram a sua mensagem. E completou dizendo, que a partir daquele dia atenderia o seu pedido e que já tinha alguém em mente para substitui-lo.

O que aprendemos aqui?

Aprendemos que Deus não tem tempo para auto piedade, choramingos e coisas deste tipo. Se você quer continuar na caverna é decisão sua e não d’Ele. Só não esqueça que Ele já gerou uma oportunidade para  que você saia do buraco, mas você decide sair ou não.

Caverna é um ambiente escuro onde predomina trevas, e se você é de Deus, não combina com as trevas, porque você é luz, e luz tem que brilhar.

Reginaldo Faria
Pastor e Mestre

Avatar

FIT

FACULDADE INTEGRADA DE TEOLOGIA